Translate

Pesquisar no blog e na web

Praias

DEZENAS DE PRAIAS EM UMA ILHA


Herdeira da cultura açoriana e com  mais de 400 mil habitantes (esse número chega a triplicar no período de alta temporada), Florianópolis também conhecida como Floripa ou Ilha da Magia para os mais exotéricos é a cidade com maior número de praias de Santa Catarina. Há pouco tempo eram 42 cidades mas hoje já se fala em mais de 100!!! As paisagens encontradas nas cidades são as mais variadas. Lagoas, cachoeiras, trilhas escondidas, aventura, ilhas, fortalezas, gastronomia a agito fazem parte da capital catarinense. Não vamos aqui descrever as 100 praias não,pode ficar tranquilo, até porquê seria missão quase impossível. Mas vou trazer para vocês as principais e mais belas e famosas praias da Ilha de Florianópolis. Vou separá-las por região. Sendo assim dividirei em praias do norte, sul e leste da Ilha. Prepare-se para encantar-se com cada uma delas...


Praias do norte da Ilha



Canasvieiras: Conhecida como a praia dos los hermanos, trata-se de uma praia de águas calmas, sem ondas, com temperatura agradável. É uma praia com bastante visitantes, principalmente argentinos, que historicamente vem a essa praia. Nas ruas o idioma predominante é o espanhol (mentira, na verdade é o portonhol).Se você quiser se sentir um estrangeiro em pleno Brasil, vá para Canasvieiras no verão, você se sentirá em plena Buenos Aires, porém com preço um pouco (bem pouco mesmo) mais em conta.  O preço da hospedagem varia, mas é uma das tarifas mais baixas do norte da ilha. Há diversas opções de mercados, restaurantes comércio e tem saída rápida para a SC 401, rodovia que liga o centro ao norte da Ilha.



Praia Brava: Situada no extremo norte da ilha, possui boas ondas para o surf, com seus condomínios luxuosos quase dentro da água e com belos corpos na areia. A extensão da praia não é muito grande, é possível cruzar a praia a pé de um costão ao outro. No inverno é possível visualizar baleias, bem pertinho da costa, pois é umas das praias escolhidas por ela para procriar. Logo que você chega já da de cara com um visual espetacular. Além de aulas de surf, também é possível fazer trilhas e vôos duplos com escolas de vôos locais. É uma praia muito legal, vale a pena passar um dia de sol no verão, ou mesmo no inverno, quando as baleias completam o cenário cuidadosamente esculpido pela natureza.



Praia dos Ingleses: Depois de Canasvieiras, é a segunda praia mais frequentada por argentinos. Porém  o Zinga (como é chamado pelos moradores) possui 5 km de mar aberto, com uma ondulação média o que propicia a prática do surf, principalmente no costão esquerdo, no Canto das Gaivotas, dependendo da ondulação é possível pegar boas ondas. Há também dunas onde é possível praticar sandboard e alguns passeios de triciclos motorizados. O bairro possui infra estrutura boa, com opções de mercados, restaurantes (alguns com vista para o mar), comércio. A pesca é uma atividade local, e no inverno há a famosa pesca da tainha, peixe tradicionalmente pescado no litoral catarinense. Ao visitar a Praia dos Ingleses não deixe de experimentar uma tainha grelhada ao molho de camarão, prato deliciosamente típico. 




Praia de Jurerê: Com suas águas calmas e de coloração esverdeada, Jurerê possui um ar de requinte e é a opção de pessoas de várias idades. A praia com menos de 4 km de extensão está em meio ao bairro que é dividido em duas partes, Jurerê tradicional, onde estão os moradores mais antigos. Do outro lado está Jurerê Internacional, um loteamento residencial, que foi totalmente planejado. Desse lado do bairro estão as famosas mansões que fez o bairro ficar conhecido como a Beverly Hills brasileira, com shopping a céu aberto, alta gastronomia, e suas baladas famosas. A praia é frequentada por famosos, principalmente no verão e em datas como o Reveillon e Carnaval. O bairro possui boas opções de hospedagem, porém se você deseja uma diária barata, talvez Jurerê não seja a melhor opção, principalmente no verão,onde é difícil achar um bom hotel ou pousada por menos de R$ 400,00 a diária para casal, e não estou falando de luxo não. A praia muito frequentada por praticantes de esporte na água a vela, inclusive o bairro possui uma marina. Outra atividade é o mergulho ou a prática do Stand up, atividade que vem crescendo nos últimos tempos. 




 Santo Antônio de Lisboa: Na minha opinião, essa é uma praia que todo mundo que vem a floripa deveria conhecer, pois conserva a muito da cultura açoriana q cultura local. Possui águas calmas e grande atividade pesqueira, incluindo a criação de ostras, que abastecem diversos bares e restaurantes espalhados pela orla, incluindo Sambaqui bairro vizinho. Além de muitas opções gastronômicas, possui casas de artesanatos, algumas em casarões antigos, com arquitetura açoriana. Se possível reúna os amigos, ou a pessoa amada e vá curtir um final de tarde em algum restaurante ou bar com vista para o mar, nem que seja para comer algumas ostras gratinadas e/ou uma porção de camarão à milanesa com um chopp bem gelado. Vale muito a pena.


Praias do Leste da Ilha



Praia da Joaquina: Uma bela praia com ótimas condições para o surf. Suas ondas ficaram famosas na década de 70, quando foram descobertas por surfistas de várias regiões do Brasil e do mundo. Possui um mar agitado, mesmo assim é bastante frequentada por banhistas. além dos surfistas, a Joaca como também é conhecida, também é frequentada pelos praticantes de sandboard, pois suas dunas estão entre as melhores do sul do Brasil para a prática deste esporte. É possível alugar as pranchas nas próprias dunas.Devido a sua boa infra estrutura, recebe excursões durante o ano todo, vindas do Brasil e do exterior. 




Praia Mole: Uma das praias mais lindas e conhecidas de Floripa. Possui boas ondas para o surf e é o point da juventude.
Algumas noites rola festa com dj na areia mesmo de frente para o mar. 
Frequentada por surfistas e gente sarada e bonita, assim como a Praia da Joaquina, a Praia Mole também é frequentada por banhistas, porém deve-se se ter cuidado com o mar, principalmente com crianças. A areia é solta e macia, o que deu o nome a praia. 
Há algumas opções de hospedagens, porém não muitas. Se estiver de carro, é possível ficar em bairros próximos e se deslocar até lá só para curtir mesmo.
A praia é realmente linda e vale muito a pena incluir em seu roteiro.




Praia da Barra da Lagoa: Local onde as águas do mar e da Lagoa da Conceição se encontram, suavizando o mar. Local preferido para aqueles que querem iniciar no surf, pois as ondas não são grandes e nem muito no fundo (out side). Na praia há diversas escolas de surf, assim como muitas opções de bares e restaurantes. É uma ótima opção tanto para família quanto para jovens,pois fica no caminho para a Lagoa da Conceição,Praia Mole e Joaquina. Cada ano recebe cada vez mais turistas, tanto do brasil como do exterior, principalmente da América do Sul. Na Barra da Lagoa fica o Projeto Tamar, de preservação das tartarugas marinhas, e é aberto a visitação. Vale a pena conhecer a praia e aproveite para comer uma porção de frutos do mar com os pés na areia.



Lagoa da Conceição : Não é praia mas merece todo o destaque. Um dos locais mais conhecidos e lindo de Florianópolis, a Lagoa da Conceição fica localizada no centro geográfico da Ilha, e é local de encontro de todas as tribos. No centrinho da Lagoa,há opções de mercados, bares, baladas, cafés, lojas, lanchonetes e restaurantes e a noite vale apena uma caminhada para escolher a melhor opção. Cruzando aponte da Lagoa começa a famosa Avenida das Rendeiras, com várias opções de restaurantes com vista de frente para a Lagoa, calçadão para uma caminhada e areia e grama para sentar. Local também muito frequentado por praticantes de esportes náuticos como kitesurf, windsurf, stand up padle entre outros. Ao ir na Lagoa da conceição não deixe de visitar o mirante pois a vista lá de cima é deslumbrante, tando de dia quanto à noite. Outro passeio indispensável é o passeio de barco pela Costa da Lagoa, com restaurantes que servem frutos do mar e uma natureza preservada.


Praias do Sul da Ilha



Praia do Campeche: É a praia mais próxima do centro de Florianópolis. Com suas ondas fortes é frequentada por surfistas e turistas. Na beira da praia muita gente bonita e a prática do frescobol é bastante comum. Possui uma boa infra estrutura com mercador, restaurantes e boas opções de hospedagens. 
Em frente a praia fica a Ilha do Campeche  e que em algumas épocas do ano é aberta a visitação (com saída da Praia da Armação), se você estiver em floripa nessa época vale muito a pena fazer esse passeio, pois a ilha é paradisíaca.




Praia da Armação: Com águas límpidas e frias, a Praia da Armação, em Florianópolis, tem mar agitado e faixa de areia muito estreita. Devido a uma forte ressaca que destruiu até mesmo casas na beira da praia,  só é possível colocar guarda-sol e cadeira em poucos pontos da praia quando a maré está baixa. Na maior parte dos trechos foram erguidas barreiras de pedras para conter o avanço do mar. Porém, a Praia da Armação permanece frequentada por surfistas e até banhistas. Há varias opções  de hospedagem, bares e restaurantes na praia. é de lá que partem as escunas que levam até a Ilha do Campeche, uma das mais visitadas,




Ribeirão da Ilha: Bairro histórico, composto por pequenas praias de águas calmas, foi a primeira comunidade de Florianópolis e uma das primeiras do estado de Santa Catarina. Andar pelas suas ruas é como voltar no tempo, pois as construções assim como o bairro todo ainda preservam traços da colonização portuguesa. Quem quer comer ostras não pode deixar de conhecer o Ribeirão da Ilha, famoso pelos criadouros e restaurante que servem o prato local. O Ribeirão da Ilha é outro local que você não pode deixar de conhecer.



Praia do Morro das Pedras :  Entre o Campeche e a Armação está a Praia do Morro das Pedras, comum visual exuberante que dá nome a praia. As ondas do mar batendo nas pedras é um espetáculo a parte,  e é marca registrada do local. Mas não é só pedra não, possui um pouco mais de 2 km de areia fofa. A praia é bastante frequentada pelos surfistas devido as suas boas ondas, mesmo em dias de vento sul. Também é uma boa opção pra quem gosta de praia com belezas naturais e preservadas, sem construções no entorno, tanto que não muitas opções de restaurantes e hotéis. Mas vale muito a pena conhecer a Praia da Armação e apreciar o visual acompanhado de algum petisco e bebida de sua preferência.  em restaurante frente mar. 








EM BREVE ADICIONAREI MAIS PRAIAS.









* Todas as imagens foram tiradas do banco de imagens do Google.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Cachoeira do Bom Jesus